- Cores: vermelho, azul, amarelo.
- Conceitos:
- Quantidade: muito – pouco
- Tamanho: grande – pequeno
- Distância: longe – perto
- Relação espacial: dentro – fora
- Semelhança e diferença: igual – diferente
- Traçando os numerais: 1, 2, 3, 4 e 5
Objetivos:
- Familiarizar as crianças com as cores
- Desenvolver o interesse na criança pelas descobertas feitas, por meio das situações concretas na sala de aula.
- Familiarizar a criança com as figuras e as cores
- Despertar na criança o interesse durante as atividades
- Ampliar o conhecimento da criança
- Levar a criança a participar das atividades com interesse e satisfação.
Sugestões:
- Pintar na palma da mão da criança uma bola de uma cor já estudada. Só passar para a outra cor quando a maioria da turma estiver conhecendo a cor estudada.
- Durante o período que estiver trabalhando as cores, é ótimo que as crianças usem a massa de modelar da cor correspondente.
- Realizar trabalhos de enfiagem:
- Cortar em pedacinhos canudos para refresco, em seguida enfiar palitos (de churrasco) dentro das pecinhas coloridas. 2. Usar cordões e contas de tamanhos e cores diferentes
- Organizar brincadeiras livres, na caixa de areia, para que a criança tenha oportunidade de manusear e observar latinhas com muita e pouca quantidade de areia.
- Propor que a turma cite o que tem na sala que é grande ou pequeno.
- Arrumar os brinquedos grandes separados dos pequenos
1. Retirado do Livro: Maternalzinho Manual do Professor ( Coleção Tic Tac) Vilza Carla Editora Brazil
Olá, adorei seu blog, será que teria como postar a lista de conteúdo e de objetivos das outras disciplinas que contem no mesmo livro " MATERNALZINHO TIC-TAC" DA VILMA CARLA": COORDENAÇÃO MOTORA, LINGUAGEM, NATUREZA, SOCIEDADE, DATAS COMEMORATIVAS. Irá me ajudar muito.
ResponderExcluirPostar um comentário